Site oficial do escritor e jornalista José Nêumanne Pinto

José Nêumanne Pinto premiado com o Troféu Gonzagão

José Nêumanne Pinto premiado com o Troféu Gonzagão

O poeta, escritor, letrista e jornalista paraibano José Nêumanne Pinto ficou tão entusiasmado com o sucesso da festa em que recebeu o Troféu Gonzagão na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), em Campina Grande, na quarta-feira 21 de maio, à noite, que vaticinou: “hoje esta festa pode ser definida como o Oscar da música sertaneja. Se continuar tendo este sucesso, o Oscar é que deve terminar sendo conhecido como o Troféu Gonzagão de Hollywood”.

Ao lado do presidente da FIEP, Buega Gadelha, seu amigo de infância, e dos organizadores da premiação, os dançarinos de forró Rilávia Cardoso e Ajalmar Maia, Nêumanne destacou o acerto da homenagem prestada este ano a Dominguinhos. Segundo Nêumanne, “Gonzaga inventou, não apenas o baião, mas também a música regional nordestina, tal como existe hoje. Se não fosse seu gênio de marketing, não haveria essa massiva comemoração de São João no Nordeste inteiro em junho. O engenho de Gonzaga como marqueteiro na Música Popular Brasileira se equipara ao dos sambistas que inventaram o desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro. Mas eles eram muitos e nem todos cariocas como Noel Rosa ou Wilson Baptista. Pois participaram dessa invenção o mineiro Ary Barroso e os baianos Dorival Caymmi e Assis Valente. Gonzaga era o rei venerado pelos nordestinos que conservavam na diáspora a nostalgia da volta ao sertão seco com a volta da chuva. E seu herdeiro Dominguinhos cantou a permanência do sertão no coração e na alma do sertanejo que, não alimentando mais a utopia da volta, conserva hábitos, costumes e cultura nas cidades grandes para as quais arribaram para ganhar a vida. O que é o meu caso e de tantos outros que receberam o troféu neste palco”.

Premiados como Nêumanne, subiram ao palco da FIEP Sérgio Roizenblit, Mariana Aydar, Santanna Cantador, Elba Ramalho, Alcione, Targino Gondim, Alcimar Monteiro, Anastácia, Nando Cordel, Oswaldinho do Acordeon, Lucy Alves, Luizinho Calixto, Sirano, Cezinha, Chambinho do Acordeon, Therezinha do Acordeon, Marcos Farias, Marquinhos Café, Beto Hortis, Gennaro, Liv Moraes, Adelson Viana, Camarão e Os Três do Nordeste.

 

Foto: Amanda Freire.

Nêumanne recebendo o troféu das mãos do presidente da FIEP, o industrial Buega Gadelha

 

Nêumanne na Festa do Troféu Gonzagão com  com Nando Cordel, Alcimar Monteiro, Isabel e Stellita.

Nêumanne na Festa do Troféu Gonzagão com com Nando Cordel, Alcimar Monteiro, Isabel e Stellita. Foto: Amanda Freire

 

Troféu Gonzagão

Nêumanne e o dentista e dançarino Ajalmar Maia. Foto: Amanda Freire.

Envie para um amigo

Criação de sites em recife Q.I Genial